A. Pilat, Indução Miofascial, McGraw-Hill Interamericana
Sua redação atual parece estar escrito em forma de publicidade. Por gentileza, discute este defeito em conversa. Precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo da Wikipédia. Carece de fontes ou referências que apareçam em uma referência respeitável.
Existem questões ou divergências sobre a exatidão de sua redação. Por favor, debate esse dificuldade na página de discussão. Do ponto de vista etimológico, o termo “quiromassagem” vem da união da voz grega “χείρ, χειρός” isto é “quiros” mãos, com a voz “” “amassar ou apertar com suavidade”.
Assim que literalmente significa “massagem com as mãos” ou “massagem manual” e é usado pra diferenciá-lo de massagens que utilizam aparelhos ou instrumentos mecânicos. As técnicas de massagem são definidas e aplicadas em função do propósito específico a atingir.
- Bebidas Açucaradas
- vinte e sete de maio de 2008 | 18:Vinte e três
- 3 Reduz o consumo de sal
- 2 Não efusiva (seca)
- Come devagar e mastiga bem os alimentos, comendo só até estar saciado, não fragmentando
- treze Muhammad Ali contra Joe Frazier II
O termo “quiromassagem” define os estudos de âmbito privado ministrados, a princípio, em Portugal, que posteriormente tem-se expandido, principalmente em outros países de fala hispânica. Um dos primeiros registros da palavra massagem e a especificação de seu emprego, foi encontrado recentemente em alguns textos provenientes da Antiga Mesopotâmia.
Escritos em sumério e acádio intitulados “Mushuu” (massagens, em castelhano). Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), os antigos sumérios praticavam massagem há 4000 anos. E data pro início (documentado) do tratamento por massagem nessa época. A expressão ‘quiromassagem’ (QM) foi usada na primeira vez no Brasil, o Dr. V. L. Ferrándiz Garcia (1893-1981), que concluiu curso de naturopatia nos Estados unidos e na Suíça.
Inicialmente, o tratamento por massagem se popularizou, ao beneficiar a recuperação na multidão de lesionados e feridos nas lutas. Mas caiu novamente, ao popularizar-se os instrumentos de estimulação e reabilitação eletro-mecânicos, e bem como a falta de preparação científico-médica de alguns massagistas. O QM deixou pra trás o uso exclusivo das manobras clássicas da massagem sueca, e integrou outras técnicas, principalmente manobras da massagem japonês, digitopuntura, da massagem sensitiva ou das técnicas miofasciales entre outras.
, Cumprindo deste jeito a tendência atual no tratamento manual, encaminhar-se pro emprego de “técnicas de massagem eclético” (eclético ou combinado). Mecânicos: em referência a como as forças mecânicas relacionadas com cada manobra afetam os tecidos. Terapêuticos: no momento em que se usa a massagem pra aperfeiçoar a função circulatoria, recuperar a mobilidade restrita entre os tecidos danificados, aliviar e/ou suprimir a dor, ou pra otimizar a consciência sensorial. Em que momento a massagem oferece suporte humano, relaxamento e bem-estar, ajudando pela recuperação e manutenção da saúde torna-se, mesmo sem pretenderlo, em um ato terapêutico. Estéticos-higiênicos: ao impulsionar a pele provoca um efeito mecânico de arraste ou limpeza de esta, eliminando desta maneira as células descamativas.
Quando o QM tem por meta aperfeiçoar a aparência externa da pessoa, eliminando os depósitos de gordura, devolvendo ao tecido muscular o seu tom e aliviando o cansaço. Tem resultados higiênicos posto que, ao reduzir o cansaço em alguém saudável produz um consequência estético. Esportes: quando é feita para preparar um atleta com meta competitiva antes, durante e depois da prática do mesmo.
Psicológicos-anímicos: o contato da mão experiente fornece sensatez, segurança e conforto para a pessoa tratada, oferece relaxamento, ao mesmo tempo em que regula e alivia a tensão psicofísica. Regula a função: massagem socorro a aprimorar a competência de autocuración de nosso corpo humano. E como bem observa o Dr. Ulrich Storck: “nunca se necessita esquecer que o sucesso da massagem depende dos múltiplos efeitos indissoluvelmente ligados uns aos outros”.
1º Diretas ou locais: relacionadas com a ação mecânica da mão a respeito os tecidos, são aquelas que se manifestam no local de aplicação. 2º Indiretas ou reflexas: surgem a distância do recinto de aplicação, exemplos: Relaxamento; auxiliar o sono; aliviar a agonia; colaborar a microcirculação; proporcionar equilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo. A união de ações e efeitos geram uma resposta a respeito de os diferentes tecidos e órgãos, tal como modificações positivas e equilibrantes sobre isso os diferentes estados de ânimo e de energia.