Carlos V De França
Carlos V (Vincennes, 22 de janeiro de 1338 – Nogent-sur-Marne, dezesseis de setembro de 1380), chamado o Sábio (em francês, le Sage), foi um monarca da dinastia Valois, que governou como rei de França em 1364 até a sua morte.
Era o filho primogênito do rei João ii, o Bom, e de Bona de Luxemburgo. Em 1349, sendo um jovem príncipe, Carlos ganhou de seu avô, o rei Felipe iv da espanha, da França, para que a gobernase. Isso lhe permitiu conduzir o título de “Golfinho” até a tua coroação, que viu a integração da França) pras terras da Coroa de França.
a começar por 1350, todos os herdeiros naturais da França levaram o título de golfinho até a sua coroação. Carlos tornou-se rei em 1364. Com a auxílio de úteis conselheiros populares como os Marmousets, teu hábil manejo do reino lhe permitiu repor o tesouro real, e para restaurar o prestígio da residência de Valois. Estabeleceu o primeiro exército permanente pago com rendimentos regulares, que libertou o povo francês das organizações de routiers que regularmente saqueavam a nação quando não estavam trabalhando.
Carlos V morreu em 1380. Sucedeu-lhe o teu filho Carlos, o Louco, cujo desastroso reinado permitiu aos ingleses recuperar o controle de grandes partes da França. Biblioteca Real de França, que foi instalada no museu do Louvre, enriquecendo-a com traduções de antigos autores principlamente feito para ele.
Nasceu no Castelo de Vincennes, na periferia de Paris (Île-de-France), em 21 de janeiro de 1338, filho do príncipe d. João e de Bona de Luxemburgo. O futuro rei era muito inteligente, porém fisicamente fraco, com pele pálida e um organismo fino e desproporcional.
- Uma centena de vereadores da CUP pedem ‘generosidade’ para pactuar com JxS
- 217 Feliz wikicumple
- Partido Regionalista de Madeira
- dez de março: Scelba é reeleito Presidente do Parlamento Europeu
- Se implementou o menor-almoço escolar
- Mariano Gonzalez Leal, Leão trajetória e destino
Isso lhe fazia contrastar marcadamente com seu pai, que era alto, forte e loiro. Humberto II de Vienne, arruinado por tua incapacidade para cobrar impostos após uma cruzada, na Palestina, e sem filhos, depois da morte de seu único filho, decidiu vender o Dele, que era um feudo do Sacro Império Romano-Germânico. Nem o papa nem o imperador quiseram comprá-lo, assim que a transação foi feita com Filipe VI de França. Sob o tratado de Romans, o título de golfinho devia levá-lo a um filho do futuro rei d. João, o Bom. Assim que foi Carlos, o filho mais velho deste último, que ficou o primeiro golfinho.
O verão de 1356, o rei de Navarra e conde de Évreux, Carlos de Navarra, chamada “o Mau”, tentou iniciar uma aliança com o jovem Golfinho contra seu pai, d. João II. O Rei reagiu aprisionando-o neves, contudo o rei da Inglaterra Eduardo III intervém enviando teu filho Eduardo, o príncipe Negro chamado o “Príncipe Negro” em sua defesa. Se enfrentaram nas proximidades de Poitiers e os franceses sofreram uma dura derrota pela Batalha de Poitiers (1356), em que o Rei francês junto a um de seus filhos, foi feito prisioneiro.