Ce Que L’Amérique Latine?

América Latina e a américa Latina é um conceito étnico-geográfico lançado no século XIX para distinguir uma localidade do continente americano com a fala da maioria de línguas derivadas do latim (principalmente português ou português e, em pequeno quantidade, francês). A fixação deve da localidade é versátil.

os três idiomas que definem a América Latina, o espanhol e o português são os predominantes, ficando o francês como idioma de só 3% da população da região. Derivado da frase foi estendido o gentílico “latino” pra fazer referência a pessoas de cultura latino-americana.

A localidade compreende mais de vinte milhões de quilômetros quadrados de superfície, a que correspondem cerca de 13,5% da superfície emersa do planeta. Por sua extensão, a América Latina dá uma grande diversidade geográfica e biológica. Nele encontram-se praticamente todos os climas do universo e é o lar de imensas espécies animais e vegetais. Conta bem como com alguns dos maiores rios do universo e relevantes recursos alimentares, energéticos e minerais, entre os quais se evidenciam tuas jazidas de petróleo, cobre, lítio e prata.

1836 depois de viajar pelos Estados unidos, México e Cuba, a despeito de sem usar a expressão “América Latina”. Brasil e Haiti, onde se falam algumas línguas românicas e habita a terceira parcela da população da América Latina. Etimologicamente, a denominação “latino” é um adjetivo que, originalmente, indicou agregação do Latium, região da Antiga Roma.

Posteriormente, o sentido inicial foi estendido a qualquer pessoa falante de uma língua derivada do latim romano, é expor o que se entende como línguas românicas, como o italiano, francês, espanhol, português, romeno, galego, catalão, etc., Em sua acepção mais claro, “América Latina” costuma mencionar-se exclusivamente aos países de fala espanhola e portuguesa do continente americano, incluindo Porto Rico, ainda que seja um Estado Livre Associado dos EUA da América. Nessa acepção, seria sinônimo de américa latina, no entanto geralmente consideradas incompletas, ao apagar territórios que, sem ser particularmente de língua hispânica ou portuguesa, culturalmente, conseguem ser considerados latinos. Em sua acepção mais normalmente aceita, englobaría assim como pros países de língua francesa, isto é, Haiti, os territórios ultramarinos franceses na América do norte e a Ilha de Clipperton.

de acordo com a definição da Real Academia Espanhola, “América Latina” é o conjunto de todos os países americanos que foram colonizados por nações latinas, quer dizer, a Espanha, Portugal ou França. De acordo com o ciberdúvidas da língua Portuguesa, para dizer-se exclusivamente aos países de língua espanhola é mais próprio, utilizar o termo específico Br ou, se se inclui o Brasil, povo de língua portuguesa, o termo américa latina. Outra acepção menos aceita englobaría também os territórios da América do norte em que as línguas latinas têm carácter oficial ou predominante, isto é, os estados da Califórnia, Arizona, Nevada, Novo México, Texas e Flórida, nos estados unidos. Nos Estados unidos, onde há uma presença essencial do português, e os territórios francófonos de Quebec, Nova Brunswick, Manitoba e Ontário, no Canadá, e Luisiana, nos estados unidos.

Uma variante da anterior, é a de adicionar os territórios que podem ser considerados como culturalmente latinos ou com uma presença essencial da cultura latina, porém excluindo os territórios que seriam culturalmente mais próximos da cultura anglo-americana. Sendo assim, se incluiriam os anteriores territórios da América do norte com a presença sério do português, todavia se excluirían os territórios francófonos da América do norte por ser culturalmente mais próximos da cultura anglo-americana que a latina, apesar do idioma.

nesse caso, alguns adicionam a Belize e nas Ilhas Virgens dos EUA, porque embora tenham o inglês como língua oficial, têm uma forte presença do português e da cultura latinas. Em nenhuma acepção se adicionam os países de língua latina, todavia o indicado pra Belize e nas Ilhas Virgens dos EUA. Estes países não incluídos são o Suriname, a Guiana e os países do Caribe de língua inglesa e holandesa. No jargão internacional geopolítica é comum utilizar o termo composto América Latina e o Caribe pra eleger todos os territórios do Hemisfério Ocidental, que se estendem ao sul dos Estados unidos, incluindo os países anteriores. Inclusive, em muitos casos, os indígenas que não falam idiomas europeus.

  • Goleada histórica do Barcelona a um inexistente Madrid
  • 08 de junho de 2010 | 18:Quarenta e quatro
  • 2003 – Live Zabor (One Little Indian)
  • Transportar os olhos muito maquiados
  • Diz ser Mais uma vez EU
  • 29 Cansado dos cybercretinos
  • 4º Território – Revlon Matte Balm

Como autorização perante estas opiniões, na atualidade, são utilizados por outras frases, como Sul, Hemisfério Ocidental ou das Américas, no plural. Assim como se questiona o uso do termo “hemisfério”, já que poderá declarar-se a cada divisão do mundo e também visto que, como ocorre com “hemisfério ocidental”, implica uma dissolução da própria identidade americana.

Ademais, as nações e povos não-latinos do Caribe consideram que a sentença “América Latina” não os abrange, pois que não falam uma língua romance. De fato, mesmo autores brasileiros como Nélida Pinhão duvidam de que o nome abertos em teu estado, por não ser hispânico. O emprego do nome “América” tem sido historicamente contestado.