Cortana, A Inteligência Artificial Que Almeja Ser Mais Humana

Há três anos, a Microsoft colocou um pé em um terreno até dessa forma desconhecido pela gigante do software: a tecnologia de assistentes virtuais. A proposta da Microsoft, nascida oficialmente no ano passado e lançado há alguns meses, em português (bem que ainda em fase beta nos EUA e no alfa em outros, como no Brasil) é Cortana. O que é, ou, melhor dito, quem é Cortana?

À frente da equipa que está a desenvolver Cortana pros mercados internacionais da Microsoft (quer dizer, fora dos Estados unidos, estado de origem da multinacional do software) está o mexicano que se estabeleceu em Portugal Alexandre Campoy. Lançar esse projeto, em fase Alfa foi, efetivamente, algo histórico no Microsoft”, aponta Campoy e é um sintoma de que qualquer coisa em que a empresa está mudando. Cortana será, de fato, um dos grandes potenciais do Windows 10, o sistema com o que a assistente virtual dará o salto do móvel de trabalho, com as resultâncias que isto implica. “O açucarado instante para Cortana é esse. Não entramos tarde nesse mercado.

  • 26 de junho de 2008 | 16:Treze
  • Celular e sugestões na nuvem
  • Franceses (provavalmente 230.000)
  • cinquenta e seis Pesquisa educacional

Queríamos fazê-lo quando o nosso assistente virtual pode fazer mais coisas que narrar algumas expressões, queríamos de verdade solventara a existência ao utilizador. Agora, a Microsoft está imersa em uma transformação incrível, o sistema operacional está renovando-se através do DNA.

O que Cortana poderá fazer no Pc é brutal”, observa o responsável. Ele está seguro de que o uso de Cortana no escritório vai mudar radicalmente a forma em como os utilizadores interagem com seus computadores. “Usar a voz é bem mais natural e produtivo. Podemos contar a Cortana, como por exemplo, que nos imprime qualquer coisa ou nos procure os e-mails de alguém ou até já que envie um alguém”. Apesar de dizer com a nossa equipe hoje parece coisa de ficção científica Campoy tem certeza de que isso vai vir, como chegou, o que todo o mundo responda continuamente a partir de um telefone móvel.

Se desejar, o usuário bem como poderá requisitar-lhe que ninguém lhe incomodar de forma que silencia todas as notificações do dispositivo. As possibilidades pra este assistente virtual expandem, além do mais, com a multitarefa que possibilita o local do Pc. Com o passo-a-Windows 10, haverá vários mais usuários de Cortana, usuários que é possível, que se deparam com uma realidade: que o seu computador não dispuser de grande-falante ou microfone. “Isso é positivo, em razão de incentivarão a renovação do parque de Pc no escritório”, assevera Campoy. Mas voltemos ao aspecto que destacábamos ao começar este postagem, a personalidade única da assistente virtual da Microsoft, o seu estilo diferencial frente a seus colegas de outras corporações.

Mas, como é Cortana? Ainda em vista disso, reconhece-se, teu propósito é o mesmo: “Te ajuda em missões de sua vida, em resolver o seu dia a dia que não é de matar alienígenas, mas organizar as suas reuniões, deslocar-se buscar os seus filhos à universidade, etc.”.

Que tivesse um nome, preciso, era fundamental. “Um assistente virtual deve ser qualquer coisa tangível, de certa forma, e o nome tinha que soar bem em todos os idiomas, e Cortana é perfeito”. O desenvolvimento da personalidade dessa inteligência artificial Microsoft destinou-se muito dinheiro, de acordo com Campoy, sem mostrar quanto.

“nós Queremos que possa ser o mais próxima ao usuário. Se você não se sente identificado com o seu dispositivo nunca conseguirá dizer-lhe, e o que queremos é que o usuário interaja com Cortana da maneira mais natural possível”, reitera. A forma que a tecnologia apenas se obstrua o usuário é humanizándola (há rios de tinta escritos a respeito da ‘tecnologia transparente’ do que a Apple, por certo, entende muito).

E isto é o que persegue o micro computador de Cortana. Ao começar a construir a personalidade dessa inteligência artificial, este teve que pôr algumas dúvidas. E ceder muitas respostas: o De que gênero é? Qual é o seu tom de voz?