Disparates Que Se Dizem

Ocorreu comigo há muitas semanas, jantando com alguns amigos. É que os desodorantes provocam câncer. Imagem de Tiffany Terry / Flickr / CC. Dessa maneira começou uma outra conversa. Expliquei-lhe a minha amiga o procedimento de reserva divertido, os antitranspirantes, o alumínio e os parabenos, o que se tem verificado a respeito eles a sua frente o que se tem especulado a respeito de teu provável elo com o câncer. Tive a emoção de que não serviu de muito. E contradizendo a Forrest Gump, minha amiga é tudo menos bobo. Trabalha em riscos financeiros, uma matéria complicada em que a acho hábil, a respeito da qual não tenho a pequeno ideia e não ousaria opinar, não digamos neste instante argumentar.

Pelo oposto, quando se trata de perguntas com substrato científico, dá-se a curiosa situação de que o rumor é mais robusto do que os detalhes, e o mito que a ciência e a obcecación que a explicação. Quem sabe estejamos concentrados sem resultados esperables. A experiência diz que é muito difícil, quando não inaceitável, descabalgar uma pessoa de sua crença nas pseudociencias ou em lendas urbanas, essencialmente quando ajudam a sustentar uma idéia preconcebida ou a alimentar uma fé.

  1. Treze Páginas de exclusão
  2. três Idade dos Metais
  3. 23/12/2009 04:40:55 pm
  4. Contém um espelho, quatro elásticos pequenas e um bolso pra aperfeiçoar a organização

No momento em que inexistência a suposição de aceder às referências originais, vários se limitam simplesmente a ficar com aquela versão que melhor se encaixa entre as que circulam, sem importar a tua origem ou importancia. E quando toda humanidade entende alguma coisa, pelo motivo de o que diz um e-mail, cientistas, deixai toda a expectativa.

a Prova disso é que o modo de reserva boa continua em vigência, apesar de que já é velho e vem sendo suficientemente atendido. No entanto o correto é que nem sequer dessa maneira, nem nesta ocasião, existem estudos que associem os antitranspirantes com o risco de câncer de mama. Um amplo estudo em 2002 e outro em 2006, não encontraram liga entre os 2 fatores.

No teu dia a imensas organizações envolvidas, como o Instituto Nacional do Câncer dos EUA. EUA. (NCI) ou a Administração de Fármacos e Alimentos do mesmo estado (FDA), assim como a População Americana do Câncer e outros organismos, negaram a existência de cada elo.

Também a Agregação Espanhola contra o Cancro pegou a mesma conclusão. E nisso vieram os parabenos. Chegaram, esclarecermos, os e-mails virais, não pros produtos de consumo. Os parabenos começaram a ser utilizados como conservantes em alimentos e cosméticos, entre os anos vinte e 30 do século passado, ao ser verificado, seus potentes efeitos bactericidas e fungicidas com uma baixa ou nula toxicidade.

Quimicamente são parahidroxibenzoatos que existem pela natureza; são fabricadas em laboratório, visto que é mais fácil do que retirá-los, porém alguns dos que são utilizados são iguais aos naturais. Os parabenos são utilizados durante décadas sem evidências de efeitos tóxicos significativas na população em geral. A plausibilidade biológica não se sustenta: a atividade estrogênica dos parabenos é de centenas de milhares de vezes pequeno do que a dos estrogénios que fabrica o próprio corpo humano. Do mesmo jeito, e atendendo à lógica do efeito, dependendo da dose e da atividade, o respectivo sistema hormonal seria um cancerígeno muito mais potente. Diversos outros compostos ambientais imitam ou interferem com a atividade estrogênica.

Por tua parte, Darbre não se rendia. Em 2009, publicou um postagem em defesa da tua teoria, em que afirmava que a localização da maioria dos cânceres de mama”, reflete o crescente exercício de cosméticos pela área axilar”. Curiosamente, desta vez encontrei um nível médio de parabenos 4 vezes superior ao encontrado no estudo original; o que, de novo, não apoia nenhum efeito dose-resposta, nem ao menos cada ligação de circunstância-efeito.

O co-autor do trabalho Lester Barr comentou: “Nosso estudo parece verificar a visão de que não há uma conexão fácil de circunstância e efeito entre os parabenos de produtos axilares e o câncer de mama”. A própria Darbre admitia: “O acontecimento de que os parabenos são detectados pela maioria das demonstrações de tecido de mama não significa que realmente causem câncer de mama em 40 mulheres estudadas”.

Sempre que isso, o restante dos estudos continuaram confirmando o que já se conhecia, que os parabenos não têm efeitos tóxicos significativos. Na atualidade, em tal grau a FDA como o NCI e a União Europeia mantêm-se o mesmo critério a respeito de os parabenos que existia antes de Darbre: no tempo em que ninguém prove o inverso, são seguros. Resumindo, e com toda a investigação prontamente acumulada, é extremamente improvável que uma pessoa chegue a mostrar uma ligação entre os desodorantes, o alumínio ou parabenos, e o câncer. Por esse significado vale a pena conversar um fundamento que, algumas vezes, destacam que querem ver de perto no Darbre uma Erin Brockovich face ao poder das empresas: “Também diziam que o tabaco não razão câncer, até há alguns anos”.