Quando Tinha Doze Anos De Idade

Lynn Harrell, nascido em 30 de janeiro de 1944) é um músico norte-americano. Harris nasceu em Nova York: o teu pai foi o barítono Mack Harrell e tua mãe, Marjorie McAlister Fulton (1909-1962), foi violinista. Com a idade de 8 anos decidiu entender a tocar violoncelo.

Fez sua estréia em 1961, com a Filarmônica de Nova York, no Carnegie Hall. Quando Harris tinha quinze anos e 11 meses de idade (1960), teu pai morreu de câncer. Quando Harris tinha 18 anos e nove meses (novembro de 1962), sua mãe, morreu das feridas, em um acontecimento no decorrer da viagem de Denton, texas (Texas) a Fort Worth para fazer um recital.

Harris fez a tua estreia em Nova York em 1971 e desde desse modo já se apresentou em o mundo todo em solitário, como músico de câmara e como solista com orquestras. Professou em muitas escolas e conservatórios de música, incluindo a Royal Academy of Music de Londres, o Festival de Música de Aspen, o Instituto de Música de Cleveland e a Juilliard School. Em 1975, Harrell e o pianista Murray Perahia foram os receptores conjuntos do primeiro Prêmio Avery Fisher. Em 1976, fez o lançamento do Concerto pra violoncelo e orquestra de Donald Erb na Escola de Música Eastman, em Rochester (Nova York).

  • 20KM. ¡¡Coroa o pelotão
  • 12 Veja São Jerônimo (1993/1995)
  • Não possuo tempo
  • Retábulos góticos na península ibérica (1.ª metade do século XV)

Em Salzburgo tem atuado em numerosas ocasiões: em 1979, em um concerto com o pianista Michel Béroff, em 1982, interpretou o Concerto para violoncelo e orquestra em lá menor, op. 129 de Robert Schumann com laAcademia de St. Martin in the Fields, dirigida por Sir Neville Marriner, em 1985, em um concerto com o pianista Rudolf Firkusný e, em 1988, interpretou o Concerto não. 2 para violoncelo e orquestra em Sol men., Op. 126 de Dmitri Shostakovich com a Royal Concertgebouw Orchestra, dirigida por Riccardo Chailly. Em 1989, estreou no Dorothy Chandler Pavilion, no Centro de Música de Los Angeles, o Concerto pra violoncelo e orquestra de Karel Husa, dirigido pelo compositor.

em 7 de abril de 1994, atuou no Palácio Apostólico, com a Royal Philharmonic Orchestra, Concerto, contudo pra comemorar o Holocausto. Foi o diretor musical do Instituto da Filarmônica de los Angeles (1988-1992). De 1986-1993, ocupou o cargo de professor de violoncelo pela USC Thornton da Escola de Música de Los Angeles, depois de Gregor Piatigorsky.

Harrell colaborou com diversas orquestras, tais como as de Boston, Chicago, Nova York, Filadélfia, San Francisco, Los Angeles, Detroit, Ottawa, Pittsburgh e a orquestra Sinfônica Nacional. Na Europa tem-se afiliado com as orquestras de Londres, Munique, Leipzig, Berlim, Dresden, Leipzig e Zurique. Trabalhou bem como pela Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia, Malásia, Singapura, Taiwan e Hong Kong. Com diretores como Kurt Masur, Zubin Mehta, André Previn, Sir Simon Rattle, Leonard Slatkin, Yuri Temirkanov, Michael Tilson Thomas e David Zinman.

Na temporada 2015-2016 Lynn visita a Europa, com o trio Mutter-Bronfman-Harrell, com paradas em Berlim, Madrid, Dresden, Moscou, Milão, Essen e Munique. Junta-se assim como a Anne-Sophie Mutter e Yefim Bronfman para o concerto triplo de Beethoven no Festival de Páscoa de Salzburgo com a Staatskapelle Dresden.

Entre tuas aparições orquestrais internacionais atua com Sinfónica Nacional do México, a orquestra Sinfônica Nacional de Taiwan e a Filarmônica de Hangzhou. Nos EUA, deu recitais em Washington e Filadélfia. Sua esposa é a violinista Helen Nightengale, tem 2 filhos, Hanna e Noah. Também tem dois filhos de seu primeiro casamento, com a jornalista e escritora Linda Blandford. Harris foi tocado antecipadamente um violoncelo montado por Domenico Montagnana, em 1720, a qual ele comprou com o dinheiro obtido da herança de seus pais.

Também tocou com o violoncelo Stradivari du Pré de 1673, que pertencia à violoncelista inglesa Jacqueline du Pré. Em 2001, a Orquestra Sinfônica de Dallas estabeleceu na sua homenagem, o Concurso Lynn Harrell para identificar e incentivar os jovens talentos musicais no centro-sul dos EUA.