Wilfred O Velloso

Wilfredo pertencia a uma linhagem hispanogodo nas proximidades de Prades, no condado de Conflent, atualmente no Rossilhão. Conde de Urgel e Cerdanya pela 870, ganhou no ano de 878 condado de Barcelona, Girona e Besalú dos reis carolíngios. Seu governo coincidiu com uma etapa de decadência, que levou à fragmentação do Império carolíngio em principados feudais.

Wilfred foi o último conde de Barcelona, designado pela monarquia franca, e o primeiro que legou seus estados aos seus filhos. A partir de desta forma, os condados foram transmitidos por herança e os reis francos simplesmente sancionado a transmissão.

por isso, cria-se a base patrimonial da casa do condado de Barcelona. A figura de Wilfred deve ser a independência de facto de os condados catalães respeito do reino franco e a constituição de uma extensa base patrimonial. Uma de suas ações mais importantes foi o repovoamento do plano de Vic (878-881), uma vasta terra de ninguém situada entre os domínios otomanos e os muçulmanos, que logo depois tornou-se o Condado da Catalunha.

Ali fundou os conventos de Ripoll e San Juan de sua abadessa, e restaurou o bispo de Vic. Prades no condado de Conflent, um dos condados com a Ajuda ante a soberania franca, e vingador do assassinato de seu pai, o rei Salomão, o qual Wilfred o Velloso, possivelmente, deu morte.

  • O Fa e o Li de justiça oriental (por Francesca Staiano)
  • 7 Eleições parlamentares de 2005
  • Forte de Napoleão (Qasr El-Basha), onde passou algumas noites ao longo da tua ocupação, em 1799
  • 6 Principado de Catalunha

Sunifredo era filho de Bellón I de Carcassonne, o que teria sido o primeiro conde de Carcassonne em tempos de Carlos magno. Outros autores, porém, defendem a circunstância de que era descendente de Bellón por via materna, sempre que que, por rodovia paterna, o era do conde Borrell da Catalunha. Todavia, em 848, Guilherme de Toulouse, filho de Bernardo de Septimania, nomeado conde de Barcelona por Pepino, II, apoderou-se nesse condado e do de Empúries.

É viável que os condes Sunifredo de Urgel-Toulouse-Barcelona e Suñer I de Empúries, que haviam permanecido leais a Carlos, o Calvo, morreram nestas batalhas. Em junho de 870, na assembleia de Attigny, e tendo morrido o Salomão conde de Urgel, Cerdanha, e Conflent, o jovem Wilfredo recebeu essas honras do rei Carlos, o Calvo.