“O Cético Não É O Que Desconfia De Tudo, Contudo O Que Olha Atentamente”

A ideia dos Céticos no pub surge pela Inglaterra, O papa João Paulo Fontes: Sim. Lá no mínimo levam 3 anos fazendo isso. José Luis Trujillo: Sim, foi um grupo de gente cética que teve a idéia de fazer conversas informais nos bares.

O que acontece é que pela Inglaterra, há muita gente interessada no ceticismo, e alguns são pessoas significativas, conhecidas e com muita perícia de mobilização, como James Randi, que é uma organização em que o ceticismo. Gente que colocar a notícia em teu blog, atrai milhares de pessoas.

Nós não tínhamos ninguém. Faltava uma mobilização avenida web para fazê-lo, e o assunto do ‘suicídio homeopático’ nos servia para essa finalidade. De imediato, após a primeira sessão, que sim, que podemos mover algo mais. Já que, se vieram 25, tenho certeza de que 20 repetem e que tragam mais pessoas.

  • Três Programa Meet UP
  • 2015: Unificação e Windows 10[editar]
  • doze Instância pra requisitar desbloqueio
  • The International: dinheiro na sombra (2009)
  • 1 O tango na Argentina e no Uruguai
  • Simeone: “A mim assim como me roubaram penáltis”

Prontamente, o que se trata é de achar focos intrigantes e que não sejam excessivamente técnicos. Trata-Se de que sejam palestras amenas. JPF: Sim, a idéia é fazer uma curto discussão para mostrar o cenário, e que depois tenha um colóquio.

No outro dia, fiz uma discussão de 25 minutos, entretanto ficamos mais de duas horas. A idéia é essa, que, estando em um pub, com umas cervejas no meio, tenha um colóquio e cada um dê tua opinião ou faça as questões que quiser.

JLT: E que, a partir de assuntos polêmicos, a gente seja qualificado de formar uma avaliação. Mas aqui no outro dia tinha gente que acreditava em homeopatia? JLT: Sim, realmente eu trouxe amigos que tomam produtos homeopáticos. JPF: Eu pedi que levantasse a mão quem alguma vez tivesse tomado esses produtos e levantou uma terceira fração.

De imediato, não havia ninguém que fosse um defensor. JLT: É que não há dúvida que a gente que seja radical numa aparência, não virá. E o nosso propósito é poder explicar às pessoas que não sabe sobre um tema, ou que almeja saber mais, o que a ciência diz sobre este foco.

A partir daí, que cada um forme tua posição. JPF: Pontualmente, a conversa do outro dia foi muito politicamente correta, não foi um ataque furioso contra a homeopatia. JLT: eu gostava muito do que o outro dia tivesse vindo um homeopata para expor com a gente. JPF: Não, por várias razões, todavia, sobretudo, por causa de a homeopatia tem seus fóruns de expansão, e a versão contrária, muito poucos. E neste local não pesquisamos nem uma paridade, porém oferecer um ponto de visibilidade que não se ouve quase nunca. Porém vamos lá, nós não estamos fechados para que venha neste local alguém que acredita que algo totalmente inverso ao que pensamos nós.

O engano por aqui é que os medicamentos homeopáticos são essencialmente água, pelo motivo de se lhes inclui um outro componente diluído em quantidades tão insignificantes, que no término não sobrou nada. A que atribuís o sucesso da homeopatia? JPF: Prazeroso, os crecepelos continuam vendendo, e isso que não tem êxito nenhum, e a prova é que somos diversos os que estamos carecas. Por causa de você está careca e diz: ‘irei tentar’. E com a homeopatia não é mais o mesmo. Tu dizes: ‘isto está acontecendo, e o médico não me curado’, e eles dizem: ‘pois que a prova isso.’